Processo dá qualidade ideal para a água produzir vapor
Para o bom funcionamento, a caldeira precisa ter uma água de qualidade adequada. Para alcançar o resultado esperado, será necessário fazer um tratamento de água da caldeira.
Uma água perfeita para alimentar o sistema de geração de vapor das caldeiras é a que não apresenta substâncias incrustantes, não corrói e não culmina no arraste de partículas de água com o vapor e nem em espumas que também podem ser arrastadas com o vapor.
Muitos acham que algumas águas que parecem limpas podem ser usadas, mas não lembram que elementos presentes nela podem ser prejudiciais. Por exemplo:
Água da chuva
É uma água destilada, mas possui gases dissolvidos por conta da evaporação, já que nossa atmosfera está cheia deles;
Água potável
Possui diferentes sais minerais;
Água de rio
Mesmo translúcida, está repleta de matéria orgânica, sais de diferentes tipos de metais e alguns gases.
Por ser quase impossível encontrar uma água com as características ideais, o tratamento de água da caldeira artificial é recomendado. Somente ele poderá eliminar a dureza e sólidos totais, embora muitos representantes do setor industrial ainda não tenham essa consciência e não conheçam os problemas que podem surgir com o uso da água sem tratamento.
Para começar, é preciso um tratamento preliminar. Ele retira alguns elementos mais grosseiros, incluindo material orgânico, turbidez e sólidos em suspensão. Essas práticas facilitam o tratamento químico interno, que poderá vir na sequência, se necessário.
Outros tipos de tratamento de água da caldeira são altamente recomendados:
✔ Destilação: consiste em vaporizar a água e condensá-la para obter a purificação; mas, por ser caro, é empregado em locais com alta disponibilidade de energia. E também em instalações marítimas, que aproveitam a água do mar;
✔ Clarificação/filtração: ocorre por um processo de coagulação ou floculação das impurezas, pela adição de produtos químicos específicos que aglutinam as impurezas presentes; com a água clarificada, começa a filtração por gravidade ou pressão complementares; porém, ela ainda vai precisar de outros processos complementares;
✔ Troca iônica: remove os íons dissolvidos na água e faz uso das resinas de troca iônica (normalmente, são pequenas esferas porosas de material plástico) que retêm os íons de interesse;
✔ Osmose reversa: é usado em uma água previamente filtrada. Depende de um dispositivo chamado permeador, que retém os sais da água em membranas seletivas e permite o tratamento de água da caldeira.
Escolha seu tratamento com a ajuda de especialista. Entre em contato com a Acquamáxima e tire todas suas dúvidas.
Add a Comment