osmose reversa

Osmose reversa é um dos processos mais utilizados para filtrar a água

Processo é conhecido para a dessalinização, aplicações médicas e até domésticas

 

A osmose reversa é um processo natural. É conhecido pela dessalinização da água – e foi muito utilizado somente para isso por muito tempo. Hoje, também é aplicado para purificar água doce para aplicações médicas, industriais e domésticas.

Além do sal, a osmose reversa tem capacidade de reduzir até 99% dos minerais presentes na água. O sistema consegue diminuir a quantidade de sal de 35 mil miligramas por litro para 350 miligramas por litro. Assim, apresenta inúmeras outras vantagens como a não utilização de produtos químicos para a regeneração. Também se aproveita todo o rejeito e é de melhor desempenho.

O processo é impulsionado por pressão, quando a água e as substâncias de baixo peso molecular penetram por uma membrana e as partículas, coloides e macromoléculas são rejeitadas. Assim, quando os dois líquidos de concentração diferentes são separados por membranas semipermeáveis, o fluido tem a tendência de mover-se da solução de concentração mais baixa para a mais alta de forma a realizar o equilíbrio químico potencial. É dessa forma que o sal, por exemplo, é separado.

 

Sistemas de osmose reversa

Os aparelhos com sistemas de osmose reversa trabalham de forma compacta e automatizada. Podem ser utilizados em laboratórios, diversos setores da indústria e até em residências. Alguns exemplos são:

  • Alimentação de caldeiras;
  • Indústria alimentícia;
  • Produção de sucos e vinhos;
  • Processos de hemodiálise;
  • Irrigação e hidroponia;
  • Áreas de biotecnologia e geração de energia;
  • Potabilização da água.

 

Esperança para abastecimento

O processo da osmose reversa é uma das esperanças para a possível escassez de água potável que o mundo vai viver em um futuro próximo. Em vários lugares do mundo já são utilizadas usinas de dessalinização. Uma das que têm maior expressão está nos Estados Unidos, com capacidade de produção de 72 milhões de galões de água potável por dia. Outra está em Israel e pode produzir 127 milhões de metros cúbicos de água por ano. No Brasil, também tem uma importante usina em Fernando de Noronha.

Conheça mais sobre a osmose reversa, pergunte-nos a respeito.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *