abrandador alimentos

Dureza da água atrapalha atividades do dia a dia

Lavar louça, roupa e até tomar banho podem ser prejudicados dependendo da dureza da água

 

Já ouviu falar em dureza da água? Apesar de não ter nenhuma relação com a aparência da água, ela pode ser dura ou mole, dependendo de sua composição.

Basicamente, a dureza da água é composta de duas partes: temporária e permanente. A dureza temporária é gerada pela presença de substâncias na forma de carbonatos e bicarbonatos. A dureza permanente é devida à presença de cloretos, nitratos e sulfatos. A soma dessas partes resulta na dureza geral ou total.

As substâncias da dureza temporária podem ser eliminadas por meio da fervura da água, o que não acontece na dureza permanente. Para esses casos, são necessárias procedimentos químicos e de abrandamento.

Os sistemas de abrandamento de água, por exemplo, são utilizados para remoção de íons positivos (cálcio e magnésio) presentes. Os sistemas Acquamáxima são totalmente automáticos e com tanques em polietileno com fibra de vidro não passíveis a corrosão.

 

Características

As águas provenientes de zonas calcárias são mais duras do que as águas provenientes de zonas graníticas. Brasileiros de várias regiões enfrentam esse problema diariamente.

Alguns dos sais minerais presentes na água, como o cálcio (Ca) e magnésio (Mg), compõem o teor de dureza da água.

 

Problemas

No Brasil, o Ministério da Saúde considera um alto valor de dureza: 500 mg/L de CaCO3. Valores acima de 50 mg/L já causam inconvenientes. Alguns dos problemas que podem ocorrer com a água dura são:

 

  • Manchas em roupas;
  • Utensílios danificados e manchados;
  • Ressecamento da pele e cabelos;
  • Endurecimento de vegetais no cozimento;
  • Entupimento de canos, chuveiros, torneiras e conexões hidráulicas – principalmente por onde passa água quente;
  • Na indústria, pode haver o risco de acidentes como a explosão de caldeiras
  • Corrosão acelerada de componentes elétricos.

 

Para saber se a água é dura, é importante ficar de olho nesses pontos, se as roupas estão machadas ou a panela escureceu, por exemplo. Outra dica, bastante antiga, é fazer o teste da espuma. Se o sabão ou pasta de dentes fizer muita espuma na água é porque é água mole; caso contrário, ela é dura.

Estudos mostram que 10 mg/L de CaCO3 provoca o desperdício de 190 gramas de sabão puro, por cada metro cúbico de água. Essas situações levaram ao desenvolvimento dos detergentes sintéticos.

 

 

Abrandamento é o melhor tratamento contra dureza da água

 

Para evitar problemas com a água na torneira, é possível começar o tratamento antes dela chegar à tubulação, já nos pontos de entrada dos abastecimentos.

O investimento se recupera rapidamente, já que os prejuízos com roupas utensílios de cozinha, tubulações, incrustações e elementos elétricos acabarão.

 

Aonde são usadas?

As principais utilizações dos abrandadores são em água de poço, caldeiras de baixa e alta pressão, torres de resfriamento, aquecedores, lavanderias e pré-tratamento de osmose reversa.

A Acquamáxima possui abrandadores automáticos elétricos e não elétricos. Conheça mais sobre todas as opções.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *